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16 de junho de 2023/

Não é apenas a roupa que importa quando o assunto é trabalho, a aparência precisa estar alinhada com a forma de ser, de se comunicar, de se comportar e também com o tipo de trabalho, empresa, vaga ou situação.  

A harmonia entre postura e comportamento são diferenciais importantes no momento da escolha do profissional, onde em muitos casos a pessoa tem qualificação técnica e experiência, mas carece de competência comportamental, portanto a pessoa deve sempre se perguntar que imagem pretende passar com sua aparência e conduta.  

Independentemente do que a moda do momento estiver ditando, o bom senso deve estar presente. O desafio de escolher principalmente looks femininos sem ferir a personalidade do profissional, é uma tarefa que requer planejamento, autoconhecimento e atenção. Minha recomendação é a seguinte:

  1. A não ser que você trabalhe numa agência de comunicação, empresas diretamente ligadas a moda e afins, use itens de moda apenas como complemento do seu look,
  2. Você nunca vai errar se usar um blazer, seja com calça jeans e tênis, seja usando com saia lápis, camisa branca e salto,
  3. Usar cores análogas ou complementares pode ser uma boa opção para estar na moda e, porém, mais que isso, demonstra estilo, bom gosto e refinamento, 
  4. A calça jeans deve ser escolhida pelos tons mais escuros e retos pois demonstram seriedade e elegância, além de alongarem a silhueta,
  5. O uso de um tênis descolado deixa o look atual, mantendo o bom gosto, a modernidade e o charme. 

Até a próxima!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

9 de junho de 2023/

Nos dias 20 e 21 de maio aconteceu no Holiday Inn Anhembi em São Paulo, o primeiro evento de grande porte da associação, a Imersão ANPOP 2023. Ela reuniu os maiores nomes da organização do Brasil, cerca de 500 participantes entre profissionais, fabricantes, distribuidores, marcas e influenciadores. Mais de 20 marcas acreditaram no evento marcando presença na feira de negócios que também recebeu em seu segundo dia visitantes externos.

Foi um evento acolhedor, revolucionário, diferente, inclusivo que reuniu o melhor. O evento do ano do mercado de organização foi simplesmente mágico e teve como slogan o evento que abraça todo o mercado da organização. Realmente abraçou e reuniu diferentes tribos desse mercado.

Um dia antes da imersão começar aconteceu um “esquenta” - uma divertida e empolgante visita a fábrica da Paramount, umas das empesas patrocinadoras do evento. Dois ônibus lotados tiveram a oportunidade de visitar a fábrica, conhecer produtos e lançamentos da empresa e participar de uma dinâmica concorrendo a prêmios e finalizando com um happy hour.

O evento teve como mestre de cerimônias Flavia Ferrari, apresentadora do canal Dica do Dia, que contagiou o público com seu carisma. Edione Machado apresentou o ANPODCAST, o podcast da ANPOP no stand da Arthi Utilidades durante a feira. Gisele Pascoali animou o público vestida de abelhinha, símbolo de organização e trabalho em equipe que simboliza a profissão de personal organizer.

A imersão começou com a nossa presidente Zezé Zimerman falando sobre a história da Anpop e da organização no Brasil e no mundo. Fábio Januário nos mostrou o panorama do mercado de organização e Cristiane belfiore falou sobre o surgimento do Wod (World Organizing Day) – Dia Mundial da Organização, trazendo um vídeo com convidadas especiais, personal organizers de várias partes do mundo, como Helena Alkhas (Chicago – EUA), Gennifer Arantes (NY, NJ, CT – EUA), Cris Simões (Doha – Qatar) e Raquel Del Oliveira (Suiça).   

Para dar início ao conteúdo, as maiores escolas de capacitação do Brasil foram reunidas em um debate sobre a importância de uma boa qualificação. Estiveram presentes nesse debate Micaela Góes da casa com Vida, Juliana Faria da Yru Organizer, José Luiz Cunha da Oz Organize Sua Vida e Priscila Sabóia do Reorganize.  

Leciane Pontes palestrou sobre “Me Formei, e Agora?”. Após o almoço tivemos mais um debate sobre empreendedorismo com Clarissa Souza e Flávia Organiza e recebemos vídeos de convidados especiais como Carlos Ferreirinha, Carol Célico e Pedro Superti. Edione Machado falou sobre “Lucro – Investimento em Capacitação”.  Nossa primeira roda de conversa foi sobre PO’s fora da caixa, onde Simone Fornaciari foi a mediadora recebendo Aline Delavy, Roberta Andrade e Clarissa Aranha (da Ao Quadrado) e Valéria Quito.

Após um pequeno intervalo tivemos a oficina prática sobre precificação com Juliana Farias e a palestra Ética e postura profissional da Tati Tendo Tempo.

O segundo dia começou com Fernanda Rosati que falou sobre o Método Hygge e a arte de organizar de dentro para fora. Nalini Grinkraut fez uma reflexão sobre o sistema Marie Kondo e falou sobre a essência do método e a aplicação.  

Débora Fernandes falou sobre a “Importância da Comunicação e Adriana Ferro sobre como fazer seu cliente dizer sim e continuar a dizer sim – A Arte de Vender.

Logo após o almoço tivemos Taty Godoy falando sobre “Acumulador ou Colecionador” – o mundo mudou depois da pandemia. A segunda roda de conversa teve Kalinka Carvalho como mediadora e as convidadas especiais Rafaela Oliveira do Organize Sem Frescuras, Josi Martins do Mania de Maria, Cris Ribeiro do Cris Ribeiro TV e Cereja Matsubara falando sobre ser personal organizer e influenciadora.   

O evento finalizou com Ivana Portella falando sobre “O que te trouxe até aqui”. Tivemos ainda uma homenagem especial a nossa presidente que recebeu os filhos e o marido no palco e também o vídeo com depoimentos de agradecimento.

A feira ficou aberta após o evento para visitação e networking.

Abaixo os expositores, patrocinadores e apoiadores do evento.

 

As inscrições para 2024 já estão abertas: https://sites.google.com/view/imersaoanpop2024/home?authuser=4

Por Kalinka Carvalho - Voluntária Comitê de Comunicação

19 de maio de 2023/

Certamente um marco na história da organização no Brasil, a Imersão ANPOP 2023 será um evento inesquecível e, o que temos a dizer é que você não deve perder por nada!

A ANPOP: Associação Nacional de Organização e Produtividade do Brasil nasceu em 2013 e só vem se fortalecendo desde então. Através de trabalho voluntário árduo, dedicado e focado, para que a comunidade de profissionais ligados, direta ou indiretamente, a área de organização e produtividade no Brasil sejam amparados, respeitados e direcionados, com dezenas de conquistas até então – saiba mais em nosso site. A ANPOP vem trabalhando para que cada dia mais a comunidade seja valorizada e respeitada em todo país. 

Sendo este o 2º evento ANPOP – o 1º foi realizado em 20 de maio de 2022, online (pandemia), onde acabamos escolhendo esta data para ser o marco dos eventos anuais da ANPOP, étambém a data que se comemora o WOD: World Organizing Day, uma das grandes conquistas da ANPOP, senão a maior em nível mundial, criada por iniciativa da nossa associação, com o apoio de 11 associações espalhadas pelo mundo: EUA, Canadá, Espanha, Itália, Países Baixos, China, Japão, Coréia e Reino Unido.

 Com o objetivo de conscientizar a população dos benefícios da organização, fortalecer o trabalho de Personal Organizers, o comércio e a indústria deste segmento, esta data veio para ficar, por este motivo escolhemos ela para nossos eventos anuais. Na edição deste ano, que será presencial, no Holliday Inn Hotel, nos dias 20 e 21 de maio, estamos trazendo pessoas de renome dentro de nossa área de atuação. Sua participação é muito importante para nós, afinal nosso lema é #juntossomosmaisfortes, e mesmo porque, para sua carreira é de extrema importância participar de eventos, se atualizar, circular, sem falar no networking e possibilidade de parcerias que acabam acontecendo nestes eventos se você se organizar e se preparar para isso, então corra que ainda dá tempo.  

Aqui nas nossas redes sociais vamos lhe amparar para isso também, com dicas valiosas, então fique ligada e venha, queremos ver você por lá, ok?

Um forte e carinhoso abraço do time Anpop!

Por Cristiane Belfiore – Conselheira – Comitê Internacional – Sócia pioneira

17 de maio de 2023/

10 dicas e segredos -viaje só com a mala de mão e arrase! 😉

Para você que vem de outro estado para a imersão ANPOP, acompanhe esta matéria com 10 dicas e 6 segredos de ouro sobre mala de viagem:

DICAS:
Para uma mala de viagem de até 4 dias - contando chegada na 6ª. e volta na 2ª feira, segue abaixo breve lista do que deve conter na sua:

  • Necessaires com produtos de higiene pessoal: escova de dente, shampoo, cremes, perfume, maquiagem, remédios
  • Pijama e 3 underwares
  • Chinelo - que possa ser usado no quarto e/ou piscina-sauna

ou 2 partes de baixo: calça ou saia

  • 4 partes de cima: camisa, blusinhas, camiseta
  • 1 casaco
  • 1 sapato fora o que você vier usando
  • Pashmina, echarpe ou lenço
  • bijuterias diferentes
  • 1 mini guarda-chuva ou capa

SEGREDOS:

  • As pessoas olham primeiro para o seu rosto, então deixe seu look diferente mudando o acessório, a make e o cabelo
  • Escolha uma bolsa que seja neutra e que vá com todos os looks
  • Venha usando o calçado e o casaco que forem mais pesados
  • Seu look de ida e de volta da viagem pode ser usado durante a mesma, principalmente a parte debaixo, o calçado e o casaco
  • Pese antes tudo que for por mala, use uma balancinha de cozinha e escolha as peças mais leves. Ex.: entre dois jeans escolha o mais leve
  • Sapato é o que mais pesa e você não vai precisar mais do que 3: o que estiver usando, um chinelo e um adicional

Gostou das dicas? Então compartilhe!

Nos vemos na imersão!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

16 de maio de 2023/

7 dicas valiosíssimas para você não surtar na hora de se arrumar

Este é o dilema de dez entre dez mulheres que tem um evento ou compromisso importante para ir, então listamos abaixo 8 dicas valiosíssimas que irão lhe guiar e lhe salvar, assim você vai sentir-se mais segura e confiante na hora de escolher o que usar. Vem com a gente!

  • Seu look precisa ser acima de tudo confortável, porém não se trata de roupa de ficar em casa, ok?
  • O que você for usar precisa ter a ver com você, te representar através do que você escolher usar
  • Escolha peças que passem credibilidade, de bom material e corte
  • Se o evento acontecer ao ar livre, verifique a temperatura local na hora de se arrumar
  • Se o evento for acontecer em local fechado, lembre-se que, independentemente da estação do ano ou clima local, sempre haverá um ar-condicionado ligado
  • Tons neutros e cortes retos são sempre mais fáceis de combinar
  • Se você quiser dar uma cor ao seu look, use uma echarpe, pashmina, acessório ou batom para dar aquele colorido a mais
  • Se você quiser parecer diferente, mude a parte de cima do seu look porque é para aí– seu colo e rosto que as pessoas olham em primeiro lugar, então tudo bem repetir parte debaixo e calçado

Marque a Anpop naquela fotinho com seu look no dia da imersão!

Um forte e carinhoso abraço, nos vemos lá!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

4 de maio de 2023/

Dando continuidade ao artigo do mês de abril sobre a importância da qualificação profissional, gostaríamos de compartilhar com vocês de forma mais enfática, a relevância de participar em eventos da área, especialmente dentro da nossa área de Personal Organizer. E uma coisa é certa, aquela frase “quem não é visto não é lembrado, cai aqui como uma luva. Afinal, estar presente nessas reuniões também é uma maneira de se fazer notada, estabelecer relações com colegas de profissão bem como com empresas ligadas ao ramo da organização, pois é nesses encontros que os fabricantes e fornecedores se farão presentes para expor seus produtos e divulgá-los, além de uma excelente oportunidade para refletirmos na grande disputa que ocorre nesse mercado atualmente.        

Pense bem, por mais capacitada que você seja, se insistir em se manter anônima, escondida dentro do mercado, não impulsionando seu networking e marketing pessoal, dificilmente terá o retorno que busca e merece. Aí está a importância em participar do maior número de eventos ligados à área da organização. Se você está buscando oportunidades, mais visibilidade, parcerias, esses são os lugares certos.

Por que esses eventos na área de Personal Organizer são importantes para a sua carreira? Continue a leitura e entenda por que você nunca mais deverá perder um evento profissional.     

Ficará atualizada sobre todas as novidades – Com as coisas se movimentando muito rapidamente, nossa atualização em tudo deve ser constante. Novos métodos, novas ferramentas, a diversidade de serviços e produtos e muito mais. Então, é nesses eventos que encontraremos apresentações, palestras, discussões, sobre esses assuntos. Logo, se fazer presente em tais encontros, coloca você um passo à frente, contribuindo para que obtenha posição de destaque perante as demais, pois é fato que aquela que está constantemente se atualizando, estará sempre à frente da concorrência. Inclusive é frequente a participação de profissionais experientes e conceituados nesses eventos. Eles dividem suas experiências e compartilham suas ideias empreendedoras, novos serviços ou soluções com os presentes, e isso é muito bom. 

Irá adquirir conhecimentos – Ver de perto as novas tendências, buscar novas informações que possam agregar maiores conhecimentos ou ajudar a mudar a percepção sobre algum problema comum da profissão e lhe oferecer novos caminhos. Enfim, o principal motivo para estar presente num desses eventos relacionados a sua profissão, sem dúvida, é a de informações que possam aperfeiçoar aquilo que você já sabe. Lembre-se de que por mais que você se considere um profissional pleno, sempre existirá algo novo a se aprender e melhorar constantemente deve ser o nosso objetivo na vida. 

Ampliará o networking - Quer fomentar o networking? Então procure participar do maior número de eventos que você puder na sua área, pois é dessa forma que você terá a oportunidade de se conectar com pessoas com interesses similares aos seus e aproveitar para divulgar o seu trabalho. Importante também é a troca de experiências em ocasiões como os intervalos de café e almoço ou dinâmicas em grupo. Mais que estreitar laços, você trocará vivências, dicas e informações e terá a chance de conhecer possíveis parceiros ou sócios. E essa troca vai lhe permitir pensar fora da caixa.    

Estará de olho na concorrência – Nesses eventos você poderá se atualizar no que as suas colegas Personal Organizers estão fazendo, o que estão buscando, como enfrentam os desafios diários da profissão, além de outros pontos. Por isso, aproveite para observar como a concorrência apresenta seus serviços, os métodos que utilizam. Procure captar as sutilezas. Talvez esse seja um bom caminho para que você possa conhecer melhor as suas fragilidades e avaliar características comuns podendo distinguir “falhas” que poderão ser melhoradas.

Aumentará a sua motivação no dia a dia – Só de você fazer amizades, conhecer pessoas novas, reencontrar colegas, já vai notar uma motivação grande em seu cotidiano. É impressionante como saímos desses eventos com um brilho no olhar. Renovamos nosso ânimo e força de vontade, para ao sairmos dali mudar, fazer diferente, inovar. Acredite, vale a pena todo e qualquer investimento.   

Terá um currículo mais atrativo – É através do nosso currículo que demonstramos capacitações e formações conquistadas ao longo da nossa carreira. Nele estarão as ações que tivemos a oportunidade de desenvolver e, complementá-lo com ações ou atividades que vão além do trabalho em si, é primordial. Participar de eventos também é importante nessa parte, pois você receberá uma certificação e assim, quantas mais você tiver, mais demonstrará seu empenho em estar antenada nas coisas, afinal, são muito bem-vistos no mercado os profissionais que participam de eventos importantes do setor. 

Então agora que você já sabe da importância de participar de eventos, não perca a oportunidade de estar constantemente se reciclando e conhecendo de perto as novas tendências dentro da sua área e do seu segmento. É dessa forma que você irá evoluir profissionalmente e alcançar o resultado que espera. E nunca se esqueça: conhecimento compartilhado é sinônimo de crescimento.

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

20 de abril de 2023/

Você deve ter metas pessoais, profissionais, financeiras, familiares e até mesmo metas intelectuais e/ou espirituais para este ano. Independente de qual seja sua meta, que tal analisarmos onde está a falha para chegar menos frustrada no fim do ano? Quando isso acontece pode ser que você:

  • Exagerou nas metas para o período de apenas um ano – 12 meses
  • Planejou metas grandes demais
  • Não levou em consideração que para sua meta acontecer vai precisar envolver outras pessoas
  • Esqueceu de acompanhar o desenvolvimento da meta mês a mês ou de tempos em tempos
  • Se envolveu no corre-corre do dia a dia e deixou para lá a tal da meta
  • Não levou em consideração imprevistos, interrupções e emergências no trabalho ou vida pessoal

Então como contornar essa situação e chegar em dezembro mais satisfeito com você mesma?

  • Ter uma postura e plano de ação diferentes dos que você utilizou no ano anterior já vai ser mais do que 50% a seu favor para conseguir realizá-las
  • Estabelecer no máximo uma ou duas metas grandes ao ano também vai lhe ajudar a não se frustrar e a realizar
  • Certificar-se que você conseguirá cumpri-la sozinha também é um ponto importante a ser levado em conta
  • Estabelecer degraus evolutivos é uma boa escolha para você ir “JAC” = por partes
  • Acompanhar o desenvolvimento de sua meta mês a mês e ir ajustando o que for necessário vai fazer você chegar lá melhor, de forma mais leve e mais organizada

Se você gostou dessas dicas compartilhe com pessoas que precisam ter esse tipo de visão para chegar em dezembro mais satisfeito/a com suas ações e realizações do ano.

Boa sorte e sucesso!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

6 de abril de 2023/

Um assunto que nunca deixa de ser atual e bastante pertinente também na carreira de Personal Organizer é a importância de se qualificar nessa profissão. Em qualquer área, o requisito principal para construir uma carreira de sucesso é a qualificação profissional. É evidente que profissionais mais bem-preparados conseguem as melhores vagas dentro de um mercado de trabalho extremamente concorrido e em meio a tantos colegas exercendo a mesma atividade.

Por esse motivo é muito importante desenvolver nossas habilidades, melhorar a visão do negócio, ter novas ideias para podermos agregar à nossa capacidade. Tudo isso como pontos positivos para o nosso currículo. Claro que o conhecimento, a técnica, a prática e o próprio autoconhecimento são componentes fundamentais para todo e qualquer profissional, portanto, é primordial investir em desenvolvimento. Estar sempre atualizado e aperfeiçoando novos talentos, novas habilidades e investindo particularmente naquelas que resultem num diferencial a nosso favor e nos mantenha à frente da concorrência, tal como as hard skills e soft skills.

Muitas profissionais acreditam que fazer o curso e certificar-se como Personal Organizer já é o suficiente para encarar o mercado de trabalho. Porém, este tem nos mostrado a todo momento que a concorrência está cada dia mais acirrada e ficam para trás aqueles que param no tempo.

Se a ficha ainda não caiu e você ainda não se convenceu de que qualificar-se profissionalmente é assunto sério, veja aqui algumas razões pelas quais você necessita se aprimorar na profissão e na carreira:   

Vencer desafios – A comodidade nunca foi algo interessante em se tratando de trabalho, não é? Ela junto com a procrastinação são os principais fatores de atraso na nossa evolução profissional. Ambas nos deixam cada dia mais distantes do sucesso que tanto almejamos. Não devemos esquecer que vencer desafios e sanar problemas só nos fortalecem, além de nos motivar mais a seguir em frente e nos preparar para tratar dos desafios mais complicados.

Reciclar conhecimentos – Nos dias de hoje, a todo momento surge algo novo, novas informações, novas ideias, novos pontos de vista, conceitos, técnicas, produtos e quando a gente menos espera aparecem também novos desafios a serem superados. Mas aquelas que estão sempre se reciclando e por dentro de todas as novidades, têm mais facilidade para tirar de letra os perrengues que porventura venham a surgir.  

E para isso é necessário procurar formas de se atualizar, buscando novos cursos, palestras, seminários, congressos, feiras, workshops, simpósios e uma série de outros recursos para se aperfeiçoar e adquirir mais conhecimento.    

Redefinir sua carreira – Talvez você esteja precisando encontrar um novo rumo dentro da sua carreira. A qualificação nesse caso, irá desenvolver as suas capacidades e fazer com que você tenha uma nova visão, novos conhecimentos que poderão ser agregados às suas habilidades. Enfim, ajudará você a abrir um leque de opções e dessa forma poderá escolher o que melhor se ajusta às suas expectativas.  

Conhecer novas profissionais e pessoas – Aqui a gente está falando do conhecido networking, que é uma rede de pessoas que trocam ideias, percepções e conhecimentos no intuito de propiciar negócios, obter visibilidade profissional, possibilitar parcerias que podem colaborar para alavancar sua carreira. É por meio dele que alcançamos pessoas da nossa área e conseguimos nos conectar a elas. E essas pessoas podem nos proporcionar excelentes oportunidades na vida profissional.

Participar de eventos da área – Os acontecimentos sociais são atividades indispensáveis para a qualificação profissional. Participar de congressos, feiras, palestras, simpósios, workshops, entre outros eventos dentro da sua área, são exemplos de como você poderá ganhar conhecimento e experiência, enriquecendo desta forma o seu currículo. Você não imagina o quanto irá aprender nesses eventos, pois neles costumam estar presentes os maiores nomes do mercado. É também neles que você ficará sabendo em primeira mão as novidades do setor da organização.  

Reconhecimento profissional – Com todo o conhecimento adquirido em todas as especializações, cursos, participação nos eventos, networking etc, estaremos preparadas para nos tornarmos referência profissional em nossa área. Isso significa que alcançamos o reconhecimento de clientes, dos colegas e do mercado. Sem contar que expandimos nossas possibilidades de atuação e podemos, por que não, nos tornar palestrantes, divulgadores, escritores sobre o nosso segmento. Você poderá incentivar outras pessoas a trilharem semelhantes caminhos e também fortalecer a sua profissão.

Agora que você já sabe que é possível idealizar um caminho para o sucesso através da qualificação profissional, aposte nela para chegar cada vez mais longe. Com esforço, competência e muito entusiasmo você vai conseguir. O importante é estar preparada para os desafios e mostrar que você não está para brincadeira.

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

2 de março de 2023/

Mudar o visual permite que possamos nos despedir do passado e abrir espaço dando boas-vindas para o novo. É uma forma de se preparar para uma fase nova, talvez até mais significativa e repleta de sucesso do que a anterior. Antes de mais nada, é bom lembrar que é imprescindível fazer um planejamento desenhando qual sua principal meta e desejo para essa transformação. Abaixo preparamos 12 questões para lhe ajudar refletir e pensar antes de pôr a mão na massa e se repaginar:

  • É muito importante você saber por que você deseja repaginar seu visual
  • Pense nos motivos pelos quais você deseja mudar ou dar uma repaginada no visu, e em como essa mudança pode agregar na sua profissão e vida
  • Antes de fazer qualquer mudança radical, tente simular o resultado final
  • Saber o que está pegando, se é o cabelo, o guarda-roupa ou os dois, também vai lhe ajudar a focar no resultado e não errar
  • Dos males, cortar o cabelo é o que causa menor impacto caso você se arrependa, porque mesmo que o corte seja radical, cabelo cresce, né?
  • Não vá pintando o cabelo de vermelho nem jogando todas as suas roupas fora, vá devagar e com calma, vá “Jack”, por partes
  • Pense como é seu dia a dia e o tempo que você vai precisar disponibilizar para manter seu novo visual
  • Suas metas pessoais e profissionais podem lhe ajudar com isso, definindo um estilo que lhe impulsione a chegar aonde deseja chegar mais depressa
  • Pense em como deseja se mostrar para que sua imagem acompanhe e reforce seus objetivos
  • Teste novos penteados  
  • Experimente novas combinações de roupas e cores
  • E para finalizar, evite realizar grandes mudanças sozinha, se necessário procure um profissional para lhe ajudar com isso.

Boa sorte!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

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