ANPOP Brasil

A chegada de um bebê é realmente um momento mágico. Toda a família fica em êxtase, alvoroçada e na contagem regressiva para o momento do nascimento. São 40 semanas em que os pais, principalmente se forem de 1ª viagem, tem muita coisa para pensar, comprar e organizar.

            E nós, personal organizers, podemos ir muito além da organização do quartinho do bebê, das roupinhas, fraldas e acessórios e das dobras perfeitas. Nossa missão é organizar vidas, trazer qualidade de vida, otimizar o tempo dos nossos clientes. E nesse caso, nós podemos ajudar e muito.

A primeira coisa que temos que ter em mente é que iremos atender uma mãe que está em uma verdadeira ebulição hormonal que a leva a um turbilhão de emoções e nós faremos parte deste momento único que é a chegada de uma nova vida naquele lar. Temos que entender e atender todas as expectativas dos pais para esse momento ímpar.

Antes de iniciarmos a organização do enxoval do bebê, precisamos orientar os pais de que todas as roupas devem ser lavadas e passadas. Todas as roupas, não somente aquelas que serão usadas nos primeiros meses. Pois não faz sentido deixarmos tudo organizado e depois as roupas terem que ser retiradas para serem lavadas. As roupas devem ser lavadas com sabão líquido, sabão de coco líquido ou sabão próprio para roupas de bebê e não se deve usar amaciante nas roupas e, elas devem ser passadas. Devemos também retirar todas as etiquetas internas das roupas, inclusive de lençóis e toalhas, para evitar arranhar ou machucar a pele do bebê.

Na Organização Baby existem duas possibilidades: o bebê terá seu próprio quarto ou ficará no quarto dos pais ou do irmão ou irmã. No melhor dos mundos, o bebê terá seu próprio quarto e os pais poderão até pedir sua ajuda para escolha do mobiliário, então é muito importante que você visite lojas especializadas para conhecer os diferentes tipos de mobílias e poder sugerir a que melhor se adequa aquela família. Mas, em muitos casos, o bebê irá dividir o quarto. Nesse caso é imprescindível que o bebê tenha seu espaço. Uma cômoda é suficiente para guardar as roupas do bebê, mas será preciso separar uma parte do armário para acomodar seus outros pertences e esse espaço deverá ser bem delimitado, pois não devemos misturar as coisas do bebê com outras coisas.

Como em todo sistema de organização, temos que setorizar as coisas. Em cima da cômoda ou no lugar onde o bebê for trocado, coloque o trocador acompanhado de uma bandeja de apoio, equipada com garrafa térmica, porta-algodão e cotonete que é preciso ter à mão na hora da troca. A primeira gaveta da cômoda serve de apoio para a mamãe trocar o bebê, com todos os acessórios e produtos que podemos precisar nesse momento. Sendo assim, aproveite para organizá-la com produtos que são usados diariamente, como fralda, pomada, lenço umedecido e outros produtos de higiene. Lembre-se que os espaços devem ser delimitados, por isso, vale a pena utilizar organizadores ou cestos.

Nas demais gavetas, devemos separar as roupas por tipo como fazemos em toda organização (body, calças, gorro, paninhos de boca etc.)  e por tamanho, a sugestão de divisão de tamanho é RN (recém-nascido), 0 a 3 meses, 3 a 6 meses, 6 a 9 meses. O uso de colmeias facilita muito a manutenção da organização. Não se esqueça de providenciar um cesto de lixo próximo ao trocador para o descarte das  fraldas sujas. Vestidinhos, macacões, camisas podem ser pendurados em cabides baby de acrílico ou veludo e podemos aproveitar a parte debaixo do cabideiro para organizar os sapatinhos.

Quanto ao enxoval do bebê, existem muitas listas que podem ser consultadas e que variam de acordo com clima da região, estação do ano e até mesmo gosto dos pais.  A quantidade de roupa vai depender muito do sistema da casa, se tem empregada ou ajudante, se a vó ou a tia farão a rede de apoio ou se a mãe faz tudo sozinha, pois é preciso pensar no tempo que essa roupa irá demorar para ser lavada, passada e voltar para o quarto.

Além do quarto do bebê temos que pensar na organização do banheiro ou do local onde bebê irá tomar banho para que os produtos de higiene e troca de toalhas fique no mesmo espaço. E não podemos esquecer de que na cozinha também precisaremos separar um local para armazenar mamadeiras, bicos de mamadeiras, pratos, talheres, secador de mamadeira.

Por fim, organize a mala de maternidade até o final do sexto mês de gestação para estar tudo pronto caso aconteça alguma surpresa. O Hospital normalmente fornece uma lista do que é preciso levar para o bebê e para a mamãe. Para montar a mala, deixe as trocas do bebê separadas em saquinhos para facilitar os dias no hospital. Não se esqueça também de separar roupas para o acompanhante e outros itens importantes como:

  • Máquina fotográfica
  • Enfeite de porta do quarto
  • Álbum de visitas do bebê
  • Lembrancinha para as visitas
  • Carregador de celular
  • Documentos

Além de tudo isso, nós ainda podemos atuar em outros momentos durante a gestação para aliviar ainda mais os afazeres dos pais. Algumas opções de serviços:

  • Chá de Bebê ou Chá de Fraldas – Evento que acontece por volta do sexto mês onde família e amigos se reúnem para dar presente pré-estabelecidos ou fraldas e lenços umedecidos.
  • Chá Revelação – Evento que acontece por volta do 4 mês de gestação para pais, familiares e amigos descobrirem o sexo do bebê.
  • Enfeite maternidade – Preferencialmente de acordo com a decoração do quarto.
  • Lembrancinhas – Neste caso, ofereça coisas úteis para não virarem tralhas nas casas das pessoas.
  • Foto e filmagem – Durante a gestação e/ou parto
  • Recepção residencial – Organização de mesa com lembrancinhas para as visitas.

            E, para terminar, mas, nem de perto encerrar esse assunto, coloque muito mais amor nesse projeto, pois você está tendo a oportunidade de ajudar em um dos momentos mais importantes da vida dos pais dessa criança que irá chegar.

Por Naira Lopes, da NN Personal Organizer

Redaçāo Anpop Brasil