ANPOP Brasil

Fonte: Canva

Você já deve ter ouvido falar por aqui sobre o termo “etarismo”, que é relativamente novo e que se trata da discriminação contra pessoas baseado em estereótipos de idade.

Quando se fala de etarismo na moda e no estilo, que é uma de minhas áreas de atuação – pois o etarismo acontece em várias áreas da vida inclusive na profissional, trata-se de achar que determinado tipo de roupa não pode ser usado por alguém que já tenha uma certa idade.

Você não vai encontrar nesse texto uma lista de coisas que você pode ou não pode usar de acordo com sua idade, pois moda não tem idade, nem classe social, bem como o desejo de se vestir bem também não tem, o de se sentir seguro/a, confortável e confiante idem. O que é recomendado e vale como reflexão aqui é sim, na hora de suas escolhas em relação a seus trajes e aparência, avaliar o que lhe cai bem, escolher peças e modelagens que valorizem seu corpo e a imagem que você deseja transmitir, o momento, a finalidade, o local e as pessoas que estarão com você lá e, a partir daí, ter bom senso suficiente para fazer boas escolhas e não se expor a situações indesejadas ou até mesmo ao ridículo.

Uma das questões interessantes da personagem Miranda na série “And Just Like That” é manter ou não manter o cabelo grisalho por conta do preconceito e da pressão estética que existem com as mulheres grisalhas, isso sem falar no julgamento que infelizmente todos os seres humanos acabam fazendo, consciente ou inconscientemente, quando veem outra pessoa, principalmente de mulher para mulher.

Para finalizar, vale lembrar também, que temos pouquíssimos segundos para causarmos uma boa impressão, tema esse que também já foi abordado neste blog no passsado. Fazendo boas escolhas você vai estar sempre preparado/a para passar uma boa impressão, uma imagem que reflita quem você realmente é, e vai continuar mantendo sua elegância e altivez independentemente de qualquer situação, sem falar que sua autoestima e profissionalismo vão lhe agradecer para o resto da sua vida!

Até a próxima!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

Redaçāo Anpop Brasil