ANPOP Brasil

  • All Posts
  • ANPOP
  • Comportamento
  • Empreendedorismo
  • Inspirações
  • Nichos de mercado
  • Parcerias
  • Sem categoria

2 de março de 2023/

Mudar o visual permite que possamos nos despedir do passado e abrir espaço dando boas-vindas para o novo. É uma forma de se preparar para uma fase nova, talvez até mais significativa e repleta de sucesso do que a anterior. Antes de mais nada, é bom lembrar que é imprescindível fazer um planejamento desenhando qual sua principal meta e desejo para essa transformação. Abaixo preparamos 12 questões para lhe ajudar refletir e pensar antes de pôr a mão na massa e se repaginar:

  • É muito importante você saber por que você deseja repaginar seu visual
  • Pense nos motivos pelos quais você deseja mudar ou dar uma repaginada no visu, e em como essa mudança pode agregar na sua profissão e vida
  • Antes de fazer qualquer mudança radical, tente simular o resultado final
  • Saber o que está pegando, se é o cabelo, o guarda-roupa ou os dois, também vai lhe ajudar a focar no resultado e não errar
  • Dos males, cortar o cabelo é o que causa menor impacto caso você se arrependa, porque mesmo que o corte seja radical, cabelo cresce, né?
  • Não vá pintando o cabelo de vermelho nem jogando todas as suas roupas fora, vá devagar e com calma, vá “Jack”, por partes
  • Pense como é seu dia a dia e o tempo que você vai precisar disponibilizar para manter seu novo visual
  • Suas metas pessoais e profissionais podem lhe ajudar com isso, definindo um estilo que lhe impulsione a chegar aonde deseja chegar mais depressa
  • Pense em como deseja se mostrar para que sua imagem acompanhe e reforce seus objetivos
  • Teste novos penteados  
  • Experimente novas combinações de roupas e cores
  • E para finalizar, evite realizar grandes mudanças sozinha, se necessário procure um profissional para lhe ajudar com isso.

Boa sorte!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

16 de fevereiro de 2023/

O ano de 2023 apenas começou e este é um período que normalmente abordamos sobre o planejamento dos próximos meses. É um tema importante para termos ciência do que desejamos fazer para este período e para focarmos na sua realização. Com o intuito de prosseguirmos com o tema deste artigo, gostaríamos de deixar uma pergunta para você pensar:

Você usa o planejamento a favor da organização do seu dinheiro?

Quando sabemos o que queremos e o que precisamos fazer com o nosso dinheiro, fica mais fácil organizá-lo. A partir do momento que fazemos um planejamento e o seguimos, passamos a ter um propósito para, por exemplo, apertar os cintos quando preciso. Além disso, o planejamento é uma excelente maneira de saber onde queremos chegar, que caminho precisaremos trilhar e a quantia de dinheiro a qual precisaremos para que consigamos conquistar as metas definidas por nós mesmas (os).

Ao falar de Educação Financeira, trabalhamos com a realização de sonhos. E para que você consiga ser uma pessoa que realiza, é necessário ter total clareza dos sonhos que têm e transformá-los em metas. Há diversas ferramentas muito úteis que podem auxiliar no nosso planejamento. E compartilhamos uma delas que é bem simples. Ao aplicá-lo, em pouco tempo, conseguirá montar um plano para colocar em ação e realizar cada uma de suas metas.

Esta ferramenta é conhecida como SMART. É uma metodologia que parte do anagrama SMART (Específica – Mensurável – Atingível – Relevante – Temporal) e cada letra nos indicará como deveremos criar cada uma das nossas metas.

Antes de começar a explicar e dar exemplos de como fazer, vamos pedir que pare entre cinco e dez minutos para pensar em alguns objetivos que tenha para este ano (no máximo 5, não pense em muitas coisas para não ficar ansiosa (o) e acabar desistindo ao longo do ano). Cada uma de suas metas será construída a partir destas 5 etapas a seguir. Já conseguiu anotar as realizações que deseja para 2023? Então vamos lá:

  • Específica (O quê?): na primeira etapa, especifique muito bem o que deseja. Coloque o máximo de detalhes que puder. Quanto mais detalhes, melhor e mais enriquecedora será sua meta.

Exemplo: vou comprar uma geladeira duplex inox da marca XXX, 382 litros, com nível A de energia do Selo Procel (ou seja, gasta pouca energia) e com muitos compartimentos internos, que permitirá armazenar meus alimentos de forma mais organizada.

  • Mensurável (Quanto?): aqui coloque o quanto vale/custa esta sua meta. Esta parte é uma das mais importantes para a organização do seu dinheiro. Aqui deverá pesquisar o valor e as condições de pagamento.

Exemplo: a geladeira custa R$ 2.999,00, podendo pagar com 10% de desconto à vista via boleto ou PIX, ou parcelada em até 10 vezes de R$ 299,00 mensais, no boleto ou cartão de crédito.

  • Atingível (Como?): nesta terceira fase, escreva como vai conseguir a quantia necessária para cumprir a meta proposta. Especifique de forma bem clara quais são todos os passos que dará para conseguir conquistar cada uma de suas metas.

Exemplo: como tenho uma geladeira ainda funcionando sem defeitos e não tenho urgência em comprar outra, vou poupar R$ 269,00 por 10 meses, economizando com as despesas de restaurantes, do supermercado e dos aplicativos de transporte de passageiros e assim conseguirei comprar em novembro deste ano. A partir do mês de setembro, começarei a pesquisar os preços para encontrar um preço atrativo no próximo Black Friday no dia 24 de novembro.

  • Relevante (Por quê?): na penúltima etapa, deverá colocar a importância para você realizar esta meta. Esta etapa é importante principalmente naqueles momentos que nos desanimamos e precisamos nos fortalecer e voltar “aos trilhos”. Podemos voltar aqui e lembrar da importância de continuar trabalhando para a realização desta meta.

Exemplo: eu gostaria de ter uma geladeira nova, porque apesar de funcionar bem, ela é antiga e gasta muita energia elétrica. Poderei assim, tornar minha cozinha esteticamente melhor e economizar mais energia.

  • Tempo (Quando?): por último e não menos importante, coloque a data completa que baterá a sua meta. Aqui é interessante para você estar acompanhando o tempo que tem para realizar.

Exemplo: vou comprar à vista, no dia da Black Friday, 24 de novembro de 2023.

Esta ferramenta trará uma clareza melhor da maneira que deverá trabalhar durante todo o seu ano de 2023, focada (o) em suas realizações. Aproveite o seu planejamento pronto para organizar suas contas. Veja como fará para conseguir o dinheiro de que precisa para realizar suas metas, sem comprometer seu orçamento: fazendo uma renda extra? Vendendo produtos pelos quais não tem usado por um longo tempo? Diminuindo os gastos de suas despesas?

É um momento bom para você parar alguns minutos para pensar nisso e se comprometer cem por cento a fazer suas contas com mais frequência, colocar todas as receitas e despesas em ordem e investir nas suas metas.

Ah, como não é uma tarefa fácil começar a se organizar financeiramente sugerimos fortemente que acesse aos artigos anteriores da ANPOP que tratam deste assunto: Educação Financeira.

Bom planejamento para você!

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

3 de fevereiro de 2023/

Mais um ano se iniciou e mais uma oportunidade de aprendizado, reflexão e prosperidade. Nesta matéria listamos alguns lembretes para servir de inspiração para você se guiar e começar o ano bem, vamos lá!

  • Tenha um momento de reflexão para fazer um levantamento do que foi bom e do que foi ruim no ano anterior.
  • Deixe o que é ruim no passado e preserve o que e quem te faz bem para levar com você neste ano, isso irá te energizar e te dará mais gás.
  • Reflita sobre felicidade.
  • Defina metas realistas lembrando que serão 12 meses e não 12 anos, então não exagere!
  • Organize sua rotina de forma realista e definindo prioridades. Lembre-se que você tem uma casa para cuidar, família, trabalho, vida espiritual e tempo para o autocuidado, sendo os dois últimos o mais importante de toda lista.
  • Faça um diário profissional do que deseja alcançar.
  • Mantenha tudo o mais organizado possível - casa, trabalho e vida pessoal, sem exageros mas minimamente organizado para que essa organização possa te ajudar a não se perder, nem perder tempo!
  • Recicle seu conhecimento, informação é poder!!
  • Poupe algum dinheiro todo mês, nem que seja cem reais.
  • Inicie hábitos mais saudáveis, implementando um de cada vez.
  • Não abra mão do descanso e lazer pois eles te mantém saudável para prosseguir.
  • Encontre os amigos, olhe para você, para o céu, reze, respire, curta a natureza.
  • Confie na constância, hábito é tudo para se chegar lá.
  • Comemore e agradeça cada conquista, principalmente as pequenas.
  • Inspire-se nos melhores, cultive valores, desenvolva novas habilidades.

Aproveite a jornada, aprenda, ensine e divirta-se. Feliz novo ano!!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

15 de dezembro de 2022/

Quase sempre nessa época, é comum ouvirmos aquela frase: “O ano passou voando e já estamos no Natal”. É também o momento de pararmos para refletir e examinar a nossa caminhada. As decisões que tomamos, as conquistas que tivemos, os desafios que, com certeza nos fizeram amadurecer e crescer, nos tornando mais fortes na busca dos nossos sonhos, as alegrias e tristezas da vida nesse período.   

É certo que durante o ano tivemos muitas pessoas queridas e especiais que fizeram parte dos nossos dias e deixaram saudade, trouxeram boas notícias, alegrias e risadas gostosas. Também aquelas que nos deram a oportunidade de entrar em suas casas e deixar um toque de carinho através do nosso trabalho. Nossa mensagem para esse novo ano que está prestes a iniciar é de uma reflexão permanente, para que todos os momentos possam ser vividos em plenitude, sempre com aquele nosso jeitinho de levar a vida. E para nós que vivemos organização os 365 dias do ano, sabemos o quanto através dela, a vida torna-se mais leve, mais gostosa e cheia de amor e paz e é exatamente isso que desejamos a todas as colegas PO’s e também a todas as voluntárias da nossa querida associação.    

Que possamos viver com a mesma paz, alegria e leveza que um closet organizado oferece. Que possamos estar todos os dias dispostos a ajudar e dar o nosso melhor, igualzinho aquela solução incrível que encontramos para um cantinho que parecia perdido no armário.       

É chegado o tempo de agradecermos. Primeiramente a Deus pela dádiva de mais um ano concluído com sucesso, agradecer aos parceiros, associadas, colaboradoras e amigas desejando que o equilíbrio e serenidade que a organização transmite, possa tocar os seus corações e proporcionar momentos inesquecíveis todos os dias do ano que vem. Que tenhamos muita saúde, paz, motivações, grandes alegrias e inúmeras vitórias em nosso 2023.

Gratidão pelo trabalho e apoio de todos! Que a paz de Jesus esteja em cada coração, em todas as famílias neste Natal e que permaneça em todos os dias do ano novo.  

Feliz Natal! Excelente 2023!

Que seu ano seja de muito trabalho e grandes realizações!

Abraço de toda a equipe ANPOP

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

8 de dezembro de 2022/

Detox significa eliminação de determinadas toxinas e radicais livres do organismo. É um mecanismo natural do organismo, que ocorre em todas as células quando estamos dispostos a nos desintoxicar. Ele é responsável por transformar as toxinas e substâncias que nosso corpo não reconhece e não consegue processar em elementos elimináveis. Porém, contudo, todavia, podemos adotar esse processo de detox para fazer um detox de vida, um detox de corpo e alma. Veja abaixo o check list que preparamos para te dar ideias dos tipos de detox que seria possível fazer para ter uma vida melhor, mas organizada, simples, produtiva e prática:

  • Detox do guarda-roupa entupido de roupa sem uso
  • Detox da blusinha de 20 reais
  • Detox das compras por impulso
  • Detox das coisas entulhadas na lavanderia
  • Detox do quartinho ou depósito de coisas entulhadas
  • Detox de coisas vencidas: comidas, remédios, cremes, makes, perfumes
  • Detox de alimentos que não fazem bem a saúde
  • Detox da papelada no trabalho
  • Detox de arquivos digitais desorganizados
  • Detox do armazenamento de fotos
  • Detox dos eletrônicos sem uso
  • Detox das notificações inúteis
  • Detox das redes sociais inúteis
  • Detox do Whatsapp
  • Detox de pensamentos negativos
  • Detox de colegas inconvenientes
  • Detox da procrastinação
  • Detox da desorganização
  • Detox de notícia ruim
  • Detox de amigos que não são amigos, e por aí vai...

Todas essas coisas vão nos atrasando e nos atrapalhando, mas se tiradas da frente, nos sentimos mais leves, produtivos e felizes.

Já o Detox emocional é uma forma de repensar seus hábitos para que você tenha mais tranquilidade para realizar todas as tarefas que precisa com mais paz e prazer no seu dia a dia. Às vezes, não reparamos o quanto nossa rotina é intensa e pesada, e não percebemos o que nos desgasta tanto mentalmente e emocionalmente e pode ser exatamente coisas que listamos acima, refletindo num corpo cansado e atordoado. Estes detox vão causar uma enorme diferença na sua vida, experimente!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

1 de dezembro de 2022/

A confraternização de fim de ano é um momento que pode ser extremamente prazeroso e produtivo ou simplesmente um desastre! É o momento em que a empresa proporciona um encontro descontraído para agradecer seus colaboradores por mais um ano de trabalho, comemorar conquistas e estreitar laços da parceria. É também um excelente momento para haver uma aproximação maior independentemente do nível hierárquico, contudo é bom lembrar que é a festa da firma e não uma balada com amigos. Para não dar nenhuma gafe e se arrepender para o resto da sua vida, listamos abaixo dicas importantes, vejam:

  • Aceite o convite, participe da confraternização e aproveite para criar um ambiente de relacionamento mais amplo e próximo.
  • Caso não possa ir à festa, agradeça formalmente e informe o motivo.
  • Não seja o primeiro a chegar nem o último a sair, porém chegue no horário, cumprimente a todos, circule, crie um ambiente de igualdade e evite fofocas e grupinhos.
  • Não exagere na bebida, e se beber não dirija.
  • Evite comer como se não houvesse amanhã.
  • Use roupas condizentes com o ambiente e tema da festa, roupas alegres, porém discretas e elegantes, respeitando sua empresa, seu corpo e seu jeito de ser.
  • Mulheres: evitem roupas curtas, justas ou decotadas demais. Homens: nada de regatas, camisa aberta ou fora do padrão da empresa.
  • Seja cordial com todos independentemente se não conhecer muito bem.
  • Converse sobre temas neutros, que não prejudiquem a imagem da empresa nem a sua ou que coloquem as outras pessoas em situação constrangedora.
  • Evite sair junto com superiores para não dar a impressão que estava lá apenas por causa deles.

QUANDO É VOCÊ O ANFITRIÃO

Ao longo da semana que antecede o evento, cheque se está saindo tudo como você planejou: comidas, bebidas, luz, som, lembrancinhas, se vai haver discurso, sorteio, brincadeiras etc.

No dia da confraternização chegue ao menos com 1h00 de antecedência da hora marcada para fazer a última checagem se está tudo ok e também para estar lá caso algum convidado chegue antes do horário combinado.

Você é o anfitrião/ã do evento, então escolha uma big roupa! Elegante, de bom corte e cor, que represente a altura você e sua empresa, e que seja compatível com o evento.

Seja atencioso/a e simpático/a com todos.

Circule.

Aproveite para ouvir o que seus colaboradores têm a lhe dizer.

Fique até o final da comemoração.

Agradeça gentilmente a participação de todos e por mais um ano em trabalho em conjunto.

Boa festa!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

24 de novembro de 2022/

Estamos chegando ao fim de 2022 e quando se aproxima esta época, acabamos por falar sobre o planejamento para o ano seguinte. Este é um assunto essencial para você nortear o seu negócio. E neste artigo, gostaríamos de propor uma reflexão um pouco diferente para os 12 meses que estão quase batendo na porta: o que tem a ver o planejamento com as finanças do seu negócio?

Na verdade, não sabemos se você já leu alguns artigos anteriores onde abordamos um pouco este assunto, ou seja, a importância do planejamento para a organização financeira tanto pessoal, quanto da sua empresa. Então sugerimos que os leia, pois lhe norteará com relação ao seu dinheiro, tanto pessoal quanto para o seu negócio.

E para facilitar o entendimento sobre a importância do cuidado do dinheiro, sempre que fazemos uma analogia entre uma empresa e um corpo humano. E comparo a área financeira com o coração. Precisamos nos cuidar, ir ao médico, fazer exames, tomar remédio de vez em quando, evitando problemas de saúde. O que acontece é que quando o coração para, em pouquíssimo tempo, o corpo para também. Da mesma forma, se você não cuida do Dinheiro do seu negócio, em pouco tempo sua empresa MORRE! Conhece algum exemplo de empresa que “morreu” pela falta de organização financeira?

E este tema também é uma tentativa de você enxergar o dinheiro do seu negócio de uma maneira diferente. Além disso, nosso intuito é que você comece logo a se planejar e sua empresa também para organizar e fazer a sua empresa crescer de uma vez por todas.

Dividimos com você neste artigo três porquês devemos fazer o planejamento com a intenção de usá-lo também na área financeira do seu negócio:

É uma bússola: quando você planeja, fica bem mais fácil entender onde deseja que sua empresa chegue, cresça e evolua. Dará a ela a direção que deverá seguir. Facilitará as próximas tomadas de decisão, que serão mais assertivas e dirá mais “nãos” quando for necessário. Sem falar que auxiliará também na hora de fazer as contas. Isso pelo fato de que quando você tem ciência de onde quer chegar, gastará seu tempo e energia para fazer exatamente o que deve ser feito e será mais direta quando fizer as tarefas relacionadas ao dinheiro da sua empresa. E vamos deixar uma dica aqui: caso você já tenha feito a “Missão, Visão e Valores” de sua empresa, resgate a “Visão” e a partir dela, crie a meta (ou as metas) do ano que vem. E se você ainda não fez, incentivamos a fazer. Na visão do seu negócio, você descreverá onde quer que sua empresa esteja daqui a alguns anos (5 ou 10 anos). E daí, poderá ser bem específica (o) e descrever com muita atenção onde você deseja que sua empresa chegue no fim de 2022.

É um combustível: quando bate o cansaço e vontade de desistir, poderá sempre abrir o seu planejamento e sempre lembrar o motivo pelo qual se dedica tanto à área financeira do seu negócio. É como um combustível de um veículo. Precisa de energia para mantê-lo andando. Sem ele, o seu carro não anda. Haverá momentos nos quais você precisará priorizar o momento de organizar as finanças. E precisamos contar um segredo: haverá horas que você não vai querer fazer suas contas, mas será necessário. A partir do momento que você tiver acesso às metas que você estipulou, poderá recorrer a elas e consultar, relembrar e recalcular para te estimular a não desistir de se dedicar às finanças da sua empresa. Isso evitará também que não esmoreça ou desanime para este trabalho. Até porque, sem um estímulo, o trabalho de fazer as contas com afinco fica entediante. Chato mesmo!

É esclarecedor: terá a clareza e entendimentos necessários para seguir com seu empenho em lidar com as contas de seu negócio. Quanto mais detalhes tiver, mais claro ficará para você focar no orçamento dele. Por exemplo: você tem como meta para 2023 dobrar o seu faturamento anual até o fim de 2023. Após fazer seus cálculos, precisará fazer 36 projetos, sendo o dobro de receita que fez em 2022. A partir desta meta de fazer 36 projetos para o ano que vem, você terá a possibilidade de investir em mais eventos e fazer mais networking, em marketing digital e mais cursos. A receita aumentará, entretanto, as despesas também aumentarão. Porém, aumentarão com as despesas específicas, sem desperdícios, entende? Você poderá rever quais despesas poderá cortar, quais deverá manter, pois já saberá quais são as despesas que aumentarão. Consegue perceber como fica claro quando você tem as metas definidas?

Nunca se esqueça de que quanto mais você entende o que deseja realizar em seu negócio, mais fácil fica cuidar das finanças do seu negócio e ser bem-sucedida (o). Desejamos que este artigo possa lhe nortear a ter um ano pleno financeiramente. Que seja um ano Próspero e com muito sucesso para você e para o seu negócio.

Por: Aimée Rissi – Personal Organizer especialista em organização financeira.

17 de novembro de 2022/

Pois é, essa é a pergunta que não quer calar. Também, é o sonho de consumo de 10 entre 10 mulheres.

Você já percebeu que existem pessoas que fazem poucas coisas, mas parecem estar sempre ocupadas – com nada eu acho, cansadas e desmotivadas, e ao mesmo tempo, pessoas que realizam tanto, não tem muito tempo livre, mas sempre abrem espaço e atendem quando alguém pede, tem tempo para o auto cuidado e ainda parece caber mais um montão de coisas na agenda?

Você já deve ter ouvido falar em Chieko Aoki - Presidente do Blue Tree Towers Hotels, Luiza Helena Trajano - Presidente do Magazine Luiza, e Adriana Machado - Presidente da GE do Brasil, dentre outras, pois é, elas e mais uma lista de mulheres bem-sucedidas devem ter segredos incríveis que nos interessam saber.

E o que conseguimos perceber quando buscamos informações à respeito é que o que realmente é importante para obtermos sucesso, é:

  • Um grande equilibrio emocional
  • Estar presente no aqui e agora = foco total
  • Uma excelente gestão da agenda
  • Não perder tempo com assuntos que as desviam de seus objetivos
  • Não perder tempo com assuntos ou pessoas que as fazem gastar energia à toa
  • Ter um senso de prioridade aguçadíssimo

Para falar a verdade, todas nós precisaremos passar por esse processo todo até chegar aonde desejamos chegar, porém, a grande maioria tem uma rotina muito acelerada e o tempo cada vez mais curto, nos obrigando a nos virar nos trinta diariamente para dar conta de tudo.

Esse “tudo” significam coisas que são inegociáveis na agenda, que só nós mesmas podemos fazer, como por exemplo: trazer resultados para a empresa, saber gerir e motivar a equipe, gerenciar a casa, os empregados do lar, ter disposição para o autocuidado e ainda estar presente e oferecer a melhor gestão possível da familia.  

Não dá para negar que as vezes – senão muitas vezes, temos vontade de jogar tudo para o alto. Existem momentos que é o trabalho que necessita mais de você, outros, os filhos ou a familia, e outros, que são todas estas questões juntas e misturadas que precisam de atenção.

A grande dica que podemos deixar aqui é: saibam dosar o tempo e as ações sem culpa e com o menor nível de stress possível. Isso nos remete um pouco a questão to texto do Slow Living que colocamos no início desse mês. Pensem e boa sorte!

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer & Consultora de Imagem e Estilo Pessoal

10 de novembro de 2022/

Fim de ano chegando e com isso aquela correria danada: uma porção de tarefas para serem finalizadas, porém o tempo corre como um louco e a sensação de não conseguir realizar as coisas com calma e atenção vai tomando conta da gente. Diante desse dilema normal nessa época, para evitar o stress, não se enrolar e principalmente não esquecer de nada, o segredo é planejamento. Claramente dezembro é o mês de avaliar e planejar. Momento certo de avaliarmos os resultados do ano que passou e de traçarmos metas e elaborarmos um plano de ação para o ano que está prestes a iniciar.       

É muito importante que as coisas estejam em ordem para começar 2023 com tudo preparado para um ano cheio de trabalho e bastante promissor, afinal quem não sonha com isso? E nós vamos apresentar aqui algumas dicas para lhe ajudar a não se atrapalhar nessa correria de final de ano. 

Comece por identificar e ordenar as prioridades – É sempre bom não deixar para a última hora questões relevantes. Analise o que é mais importante, mais urgente de se resolver e o que não pode de forma alguma esperar. Dê uma olhada nos materiais que você utiliza em seu trabalho, se está precisando renovar o estoque, tarefas que se encontram pendentes em sua agenda, se puder antecipar algum pagamento de fornecedor, para começar o ano livre de contas e preparar um planejamento estratégico sólido para 2023.

Programe-se com as contas – Reveja o balanço de 2022 já com um olhar para o próximo ano. Se você tem um contador, solicite a ele o balancete para que você possa analisar suas contas com os devidos, créditos, débitos e saldo. O balancete é a demonstração financeira do seu negócio, pois através dele você pode acompanhar a evolução do seu empreendimento, das receitas e das despesas e assim ficar ao par da sua margem de lucro nos serviços e produtos, além de visualizar se você está cumprindo ou não a meta que traçou.   

Faça o inventário de estoque - Se você trabalha com venda de produtos além da prestação de serviços, inventariar o estoque é uma tarefa muito importante para que você consiga gerenciá-lo de forma correta. Isso é primordial para você ter sucesso no seu negócio. É muito simples, basta você contar as mercadorias. Procure colocar em uma planilha todos os itens que se encontram guardados no estoque, faça a contagem e coloque a quantidade de cada item. Assim você saberá o que tem, se tem algo que está em falta ou em pequena quantidade para os próximos projetos, o que não precisa de reposição e até alguma mercadoria que pode estar fora do prazo de validade. É um ótimo momento de analisar também itens que tem maior rotatividade de uso ou de vendas. Dependendo do tamanho do seu empreendimento pense na hipótese de automatizar os processos evitando prováveis furos no controle do estoque. Essas ações com certeza irão aprimorar os serviços que você oferece.       

Avalie 2022 – Para que você avalie adequadamente o desempenho do seu negócio em 2022, é fundamental que se compare as metas que foram estabelecidas lá no início desse ano com as que foram realizadas. Também importante fazer uma análise dos resultados por meio do balancete, programar o inventário do estoque e assim, fazer uma análise completa dos seus resultados de 2022. Vale muito a pena dedicar um tempinho para essa atividade, pois ela é fundamental para o futuro do seu negócio.

Planeje 2023 – Ele está quase aí, como imaginá-lo? O primeiro passo é definir os objetivos do seu trabalho/serviço para o próximo ano. Procure inovar naquilo que você oferece aos seus clientes. Aperfeiçoe a sua entrega, use a tecnologia para que você possa controlar de maneira mais adequada sua agenda, suas finanças, ações de marketing, estoque, técnica de vendas, etc. Para isso um planejamento estratégico bem estruturado é de suma importância também. Ele servirá como um guia para auxiliar o seu negócio a trilhar rumo ao sucesso. O planejamento estratégico é importante para que você desenvolva uma visão de médio e longo prazo na conquista de seus objetivos. Com ele você saberá a hora certa de ampliar o seu negócio oferecendo talvez mais serviços, aumentar suas vendas, investir mais na sua marca para quem sabe, posicioná-la como líder de mercado. E uma observação considerada mega importante: o lucro, utilize sempre de maneira eficiente, esse detalhe fará toda a diferença.

Não se esqueça das metas – Dentro do planejamento estratégico ainda, as metas devem ser sempre focadas no destino que você deseja para o seu negócio e não nos mecanismos que você irá utilizar para isso. Elas devem estar presentes na gestão do seu negócio todos os dias do ano, porque são elas que farão com que os planos que você idealizou para cada parte do seu empreendimento se concretizem. Digamos que você idealizou dobrar o seu faturamento em um ano, por exemplo. Crie metas que poderão ajudar a atingir esse propósito. Alcançar as metas com sucesso sempre estará atrelado a um plano de ação bem organizado, definido o que poderá ser feito, de que maneira será feito e quem será o responsável por fazer as atividades, quais serão os prazos e como será o acompanhamento e a gestão do mesmo.   

Quem de nós não sonha em terminar o ano com aquela sensação de dever cumprido? Com tudo em ordem e já planejado para começar 2023 com o pé direito? Temos a certeza de que se você seguir essas dicas já sairá na frente e fará a diferença perante a maioria das PO’s no mercado.

Então corre, porque 2023 está aí!

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

Carregar mais

End of Content.