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17 de junho de 2021/
A ANPOP criou seu novo Comitê de Planejamento e nomeou novos membros para representar a associação em nível nacional

A Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) www.anpop.com.br), anunciou a formação do Comitê de Planejamento e as novas representantes em nível nacional.

O novo comitê terá como responsabilidade desenvolver, planejar, coletar e promover a integração entre os associados e a comunidade do setor ou a ele relacionada, bem como elaboração das atividades da associação e a disseminação de conteúdo técnico, educativo e informativo relevantes e atualizados, de maneira que a entidade seja continuamente reconhecida como a principal fonte de consulta, estudos e aprimoramento da profissão de Personal Organizer no país, e tudo o que se relaciona aos setores ao qual representa.

O comitê foi formado com base no conceito de que fazer um cronograma da associação com todas as atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo, permitirão fazer uma boa gestão administrativa e financeira, além de definir quais são os indicativos e métodos que contribuirão para melhorar a qualidade dos produtos e serviços disponíveis para associados e associadas.

“Como uma associação nacional que representa um setor profissional e econômico e que está comprometida em atender as demandas e as ações que trabalham em função das pessoas a ela associada, entendemos que era necessário incorporar nossos projetos e atividades a um grupo de membros profissionais e especialistas, que através de um planejamento estratégico, proporcionará informações e ferramentas para condução dos novos projetos. Afirma Zezé Zimerman, atual Presidente da ANPOP”.

Além do planejamento estratégico para atingir determinado objetivo, o novo comitê terá a missão de estruturar e desenvolver novos produtos, serviços e projetos que visam fortalecer o posicionamento e presença da associação em nível nacional e internacional. Destaca ainda, Zezé Zimerman.

Para Miryam Tolotto, nomeada gestora do novo Comitê de Planejamento, a principal forma de atuação dos membros, será identificar oportunidades específicas e sinérgicas, o que facilitará a implementação das melhores estratégias para o incremento de novos produtos e serviços no portfólio da ANPOP. Assim, será possível manter o foco nas demandas dos profissionais e empresários do setor. “Será um processo importante para o crescimento e desenvolvimento da ANPOP, e impulsionará ainda mais o potencial do mercado em outras regiões do país ao qual estamos posicionados”. Comenta a gestora.

Miryam, ressalta ainda que o mercado de organização vem conquistando espaço em várias frentes de trabalho e a associação vem sendo reconhecida cada vez mais pela sua atuação, e para não comprometer as entregas, o planejamento tornou-se fundamental. Conclui.

O novo Comitê de Planejamento, inicialmente será formado por cinco membros, e atuará em parceria com os demais comitês da entidade, são profissionais e especialistas nas áreas de organização, comunicação, eventos de negócios, marketing e estratégia de mercado, sendo:

  • Miryam Tolotto - Gestora
  • Simone Fornaciari - Coordenadora
  • Ivea Ferreira – Equipe de Apoio
  • Manuela Paula – Equipe de Apoio
  • Fernanda Lanziani – Equipe de Apoio

Sobre a ANPOP

A ANPOP (Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade), foi instituída em 2013, entidade nacional sem fins lucrativos que tem como objetivo representar, integrar, desenvolver, liderar e promover o crescimento do mercado e de profissionais de organização e produtividade bem como, mostrar a importância e dar credibilidade a esse segmento para a economia do país.

É uma organização orientada a buscar soluções a fim de desenvolver e estabelecer diretrizes específicas para o mercado e profissionais ao qual representa, além de definir as melhores práticas para o desenvolvimento e crescimento produtivo e sustentável. São mais de 300 associadas com certificação técnica.

PARA INFORMAÇÕES:

Gestora de Planejamento – Miryam Tolotto Tel.: 55 11 98166-8086
E-mail: planejamento@anpop.com.br ou contato@anpop.com.br

10 de junho de 2021/

THE INSPIRED HOME SHOW - CHICAGO, ABRIL DE 2021

Em abril passado, Cristiane Belfiore e Rosana Marcondes, do comite Internacional, participaram da conferência “The Inspired Home Show”. Esta conferência é um evento que acontece desde 1906 nos EUA. Trata-se de uma exposição de utilidades domésticas e produtos para a casa. Este ano teve como tema “Providing Discovery, Education & Connections”. Abaixo um breve resumo sobre o que elas ouviram por lá:

Questionamentos pessoais voltados para o nosso momento:

  • Como você está utilizando o tempo que ganhou com a ausência de deslocamento?
  • Como você está lidando com a casa para deixá-la confortável e funcional para atender a todos?
  • Como você está otimizando suas tarefas domésticas, profissionais e familiares?
  • Como você está se cuidando para ressignificar o seu eu?

Outras questões:

  • Cloffice, sótão e garagem sendo a nova tendência do momento para implementação e utilização do espaço para o Home office, que lá se diz “Homework”.
  • Houve grande aumento nas vendas de aspiradores de pó, panelas, talheres, reformas e mudança para residências maiores.
  • Existe um novo olhar na hora da compra: mudança de comportamento do “desejo ter” para “o que preciso ter”.
  • Novas considerações de segurança do tipo: jogos americanos feitos em tecido antibacteriano.

O que chamou atenção e que pode agregar na nossa profissão:

  • Devemos olhar para o cliente com mais empatia para atendermos suas novas necessidades.
  • As palavras-chave são: tempo, espaço/conforto e segurança.
  • Comportamento do consumidor:
    • Preço: fator importante.
    • Conveniência: disponibilidade imediata de produtos e serviços.
    • Experiência de compra: velocidade e simplicidade.
    • Atendimento ao cliente: mais proximidade.

O que tirar de melhor:

  • Devemos repensar nossos negócios.
  • Inclusão e diversidade é um movimento muito grande que logo chegará aqui.
  • Pesquisas mostraram que principalmente pessoas entre 27 e 40 anos, não compram produtos ou serviços de empresas que não adotam a inclusão e a diversidade, além da sustentabilidade.

A próxima edição já tem data: será de 5 a 8 de março/2022, em Chicago, presencial. Inscrições abertas, evento gratuito, acesse aqui: https://www.theinspiredhomeshow.com/attend/register/

Por Cristiane Belfiore – Personal Organizer - Especialista em Organização pessoal e Negócios

30 de maio de 2021/

Neste momento único que ainda vivenciamos (pandemia da COVID-19), percebemos que as pessoas que conseguiram fazer uma Reserva de Emergência, estão passando os dias de isolamento um pouco mais tranquilo.

Diante do que acabamos de afirmar, a pergunta que fica é a seguinte: O que é Reserva de Emergência? Ah, continue lendo este artigo e saberá melhor sobre este assunto pouco falado e tão importante para manter nossas Finanças sob controle.


A Reserva de Emergência (ou Reserva Financeira) é uma quantia de dinheiro a qual deverá ser poupada para usar somente (e tão somente!) no caso de uma Emergência, ou e um evento imprevisto, ou até mesmo uma oportunidade que possa surgir e você não está esperando que acontecesse. Como exemplos de "Emergências" temos os seguintes: perda de emprego, um curso inesperado, uma viagem a trabalho de última hora, doença da família, carro quebrado etc.

É uma quantia que normalmente é formada aos poucos e quando for o momento de usá-la (repetindo: somente e tão somente em uma situação de Emergência), não vai impactar no seu orçamento doméstico e assim não será necessário buscar empréstimos, nem pagar as suas contas em atraso ou deixar de pagá-las.

É importante você saber destes detalhes que farão a diferença na hora de você formar a sua Reserva de Emergência:

  • Sua viagem de férias ou a blusa de que você gosta tanto NÃO são Emergências, viu. Não use estas desculpas para usar um dinheiro que deverá ser guardado para ser somente usado para os momentos bem específicos. Respeite muito bem isso.
  • Nem sempre a “Emergência” que surgir será alguma situação ruim, viu. Como exemplo de oportunidades temos: um curso que você poderá fazer e pagar com um excelente desconto, uma viagem de negócios, um evento de trabalho que poderá te render excelente networking etc. Ou seja, podem ocorrer situações inesperadas que são boas, mas que precisarão de um investimento rápido. E tendo uma reserva, ajudará a pedir um desconto e pagar à vista, sem falar que não comprometerá suas contas.



Para formar a sua Reserva de Emergência faça da seguinte maneira:

  • Primeiro você deverá saber o valor total de suas despesas mensais.
  • Depois que você souber exatamente o valor de suas despesas, defina uma quantidade de meses destas despesas você deverá poupar. A média de meses que deverá reservar é de 6 meses. Mas nós particularmente temos indicado que vocês poupem o equivalente entre 9 e 12 meses.

Para quem tem um emprego estável, como o funcionário público, recomenda-se que poupem de 3 a 6 meses para a Reserva de Emergência. E para quem é autônomo ou profissional liberal, recomenda-se o equivalente de 6 a 12 meses.

  • Em seguida, reserve uma parte pequena do teu orçamento mensal (entre 5 e 10 % da sua receita) para formar este valor que você vai calcular para este fim.

Para ilustrar melhor, vamos deixar um exemplo: se você tem R$ 2.000,00 de despesas mensais e decidiu poupar 6 meses de suas despesas, deverá poupar R$ 12.000,00 para a sua Reserva. E digamos que você ganhe R$ 3.000,00 por mês e você consegue poupar R$ 300,00 por mês (pouparia 10% da sua receita). Assim conseguirá formar a sua Reserva de Emergência em um pouco mais de 3 anos.


Antes de finalizar, gostaríamos de compartilhar algumas dicas finais:

  • Tenha paciência para formar esta Reserva! Você não vai construí-la da noite para o dia.
  • Pode acontecer de precisar usar a Reserva de Emergência antes de formar o valor final. E TUDO BEM!!! Imprevistos acontecem!!!
  • Não se esqueça que é melhor construir aos poucos do que não ter nada. Pense nisso.



    Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer

13 de maio de 2021/

Muitas de nós, com certeza já ouviram falar em “público-alvo”, mas pode ter ficado sem entender ou ainda, com dúvidas do que realmente isso tem a ver com a nossa profissão, com o nosso trabalho na organização. 

Trata-se de uma ideia importante e atualmente muito utilizada pelo marketing para o mercado digital e nada mais é do que a parte da sociedade que seguramente será consumidora do nosso negócio, dos nossos serviços, dos nossos produtos. Parte essa para quem a nossa empresa irá direcionar as ações de marketing, de venda, etc.

Vivemos num mundo de muita informação e na correria, às voltas com tantas coisas à disposição no mercado, nos surge aquela dúvida: Como fazer para que o nosso serviço ou produto, seja percebido pelos outros, sendo que existem já uns muito parecidos, senão iguais aos nossos? Melhor dizendo, como vamos conseguir provocar a atenção dessas pessoas para o que nós desejamos mostrar a elas?

E é nessa hora que ter um público-alvo vai fazer todo o sentido. Quando conseguirmos estabelecer uma categoria de pessoas que possuem as mesmas particularidades em comum com aquilo que nós oferecemos no mercado, a nossa comunicação será mais direta e mais clara, e nós não precisaremos mais ficar acendendo uma vela para cada santo para que sejamos vistos, percebem?

Desta forma, a partir do momento que tivermos em mãos o perfil com os atributos principais dos consumidores dos nossos serviços ou produtos, iremos direcionar todo o nosso empenho para aquela espécie de consumidor. Assim, vamos evitar de tentar vender, por exemplo, um treinamento de empregadas para quem não tem empregada ou uma organização baby para uma casa onde residem somente idosos.       

Mas, vejam bem, não devemos confundir público-alvo com clientes, pois nem todos que fazem parte do público-alvo irão efetivar uma venda. O público-alvo serve para que possamos conduzir as ações de marketing e vendas da nossa empresa, certo?      

Temos que levar em conta coisas relevantes na hora de escolher nosso público, como a faixa de idade, profissão, escolaridade, hábitos de consumo, gênero, estado civil, quais os anseios, renda, onde reside, dentre outras em comum. Importante salientar que quanto mais completas forem as informações sobre o nosso cliente em potencial, melhor será a nossa comunicação com eles.

Convenhamos que nessa correria constante em que vivemos, com a falta de tempo para tudo, precisando conquistar nossos clientes na raça, ter um público-alvo estabelecido, é o que vai nos colocar na frente da concorrência, querendo ou não. Ter pré-estabelecido o grupo de pessoas que precisamos conquistar e como conquista-las, é algo que, com certeza fará com que evitemos de andar em círculos e assim, possamos fechar os meses com resultados positivos.  

E por que é interessante definir um público para o nosso negócio? Porque quando focamos na definição desse público podemos intervir de modo direto na estratégia da nossa empresa. Diminuindo assim, os gastos e os estímulos em campanhas e publicidades sem retorno, desmotivação, um público que não entende o que a gente faz, o que a gente vende, clientes que não fidelizam e os obstáculos para conseguir um bom lugar no mercado, além da concorrência que poderá estar ficando mais forte.     


Sem contar que a medida que o tempo passa, os motivos das pessoas para fazer uma compra mudam, e vão muito além da mudança da idade ou de endereço, por exemplo. Por isso, devemos investir pesado na descoberta do maior número de dados possíveis sobre o nosso público consumidor. Só assim vamos conseguir fazer melhor tudo aquilo que poderá vir a agradá-lo. 

Imagine que você, como Personal Organizer, tem a pretensão de atender um bairro nobre da sua cidade, onde nele residem empresários, advogados, médicos. Que seus clientes possuem entre 35 e 50 anos, tem filhos pequenos em idade escolar e adolescentes, tem uma renda média em torno de R$ 30 mil ao mês, gostam de se exercitar, fazer viagens aos finais de semana com os amigos para relaxar, possuem funcionárias. Vamos combinar que:

  • Ter um marketing focado para donas de casa, terceira idade, baby, pode não ser tão eficaz, não é mesmo?
  • As notas que chamariam mais a atenção tem a ver com a organização da mala para viagens de final de semana, organização para adolescentes ou organização da rotina escolar, treinamento de empregadas, não acha?  
  • As informações que fariam mais sentido seriam as que envolvem viagem, criança, adolescente, organização e manutenção da rotina da casa para a funcionária (não para a dona de casa), não concorda?

Enfim, o interesse em se definir um público-alvo é que com isso, poderemos saber antecipadamente:

  • A linguagem e o perfil que teremos que adotar
  • Em quais canais de comunicação poderemos alcançar um retorno maior
  • Que tipo de evento terá mais chance de conversão
  • Quando e como criar uma chamada clara e assertiva
  • Que tipo de conteúdo produzir para agradar ao público

E também é bom lembrar de pontos importantes como:

  • Os benefícios que o nosso serviço ou produto poderá proporcionar ao cliente
  • O que o nosso serviço ou produto tem de exclusivo?
  • Levando em conta os objetivos do cliente, onde ou no que nós poderíamos ajudá-lo?
  • Quais seriam as promessas do nosso serviço ou produto?
  • Onde buscar as informações necessárias?

Para isso, uma sugestão é fazer uso daquelas pesquisas feitas por alguns mecanismos na internet e então validar o que você conseguiu levantar de proveitoso ou mesmo ir até o seu consumidor e colher as informações necessárias.

Vamos dar um exemplo de público-alvo, para explicar melhor:

“Mulheres. Entre 35 e 45 anos, residentes na capital do RJ, graduadas em Medicina, atendendo em clínicas médicas. Classe A, com renda média entre R$ 20.000 e R$ 25.000, que gostem de artigos e coisas de casa e que curtem estar em casa quando podem, que querem ter finais de semana tranquilos para aproveitar com seus familiares. São admiradoras de uma vida prática e de soluções que tragam essa praticidade para a rotina da casa”.  

Viram como é importante esse assunto de público-alvo para o crescimento do nosso negócio? Então chegou a hora de definir o nosso público.

Bora lá então colocar a cabeça para pensar e segmentar o nosso mercado!

Autoria: Morgana Portella Organizer

29 de abril de 2021/

Uma das datas mais significativas do ano é o Dia das Mães. O segundo domingo de maio é marcado por comemorar o dia delas: daquela que se dedicou a cuidar de nós. Daquela se abdicou de muitas coisas por nos dar uma vida melhor. E é bem comum conhecermos as mães que não geraram em seus ventres. Algumas delas geraram em seus corações.

Sendo assim, não devemos jamais deixar este dia passar em branco, correto? Vale muito à pena investir um tempo para homenageá-las neste dia especial. E você não precisa abrir mão de presenteá-la por conta do seu orçamento. Basta usar de boas estratégias para fazer boas escolhas na hora de comprar um bom mimo pra ela.

E gostaríamos de fazer um adendo: na Organização Financeira precisamos contar sempre com estas datas especiais, para que consigamos manter em nosso orçamento a compra dos presentes. E isso é fundamental para que você evite parcelamentos e se descontrole com as suas contas.

Voltando ao nosso tema, em homenagem a este dia especial, deixaremos 4 Dicas para ajudar você a fazer um excelente compra a ela sem comprometer as suas finanças. Vamos lá?

Saiba com antecedência o presente que ela deseja: antes de comprar um belo presentão para sua mãe, procure saber o que ela deseja ou precisa. O que realmente vai agradá-la. Claro que o presente deverá respeitar o seu orçamento. Respeite as suas contas! Mas é possível equilibrar o quanto você pode pagar e o que sua mãe quer ganhar. Sem falar que comprar algo de que ela não goste pode fazer desperdiçar dinheiro, pois o mimo além de não agradar, poderá “encalhar” e não ser usado ou consumido por ela.

Compre o presente com antecedência: esta é uma Dica de Ouro – NÃO deixe para a última hora!!! JAMAIS!!! Com antecedência, você terá mais tranquilidade para saber qual disponibilidade tem de dinheiro para gastar com esta compra. Também terá mais tempo para fazer uma escolha com calma e poderá encontrar o presente com um preço interessante, sem falar que você terá oportunidade de pedir um desconto melhor.

Você tem irmãos? Então comprem um bom presente juntos e dividam a conta: Esta dica é interessante para quem tem irmãos e para quem tem outras pessoas que participam desta comemoração, porque poderão dividir o valor do presente juntos. É vantajoso principalmente quando se descobre que a mãe deseja algo que seja um pouco mais caro. Vocês poderão comprar um presente que ficará com um preço menor para cada um pagar e sua mãe vai adorar!

Capriche na Criatividade: Caso a sua grana esteja curta,faça um presente manual bem caprichado e dê a ela. Assim, você não vai deixar de agradar àquela que tanto ama. Você terá a liberdade para colocar a criatividade pra fora e produzir algo bonito a ela. Você poderá fazer coisas interessantes e poderá deixa-la muito feliz e orgulhosa também. Ficou curiosa (o) para saber? Lá vai: pode ser um vídeo caprichado, um super café da manhã, um super almoço com o cardápio de que ela mais gosta ou algum trabalho manual que ela também se afeiçoe. O que importa aqui é você mesma (o) produzir algo que ela se emocione.

Gostaram destas dicas? Esperamos que este dia tão esperado por nossas mães seja muito bem aproveitado e que não precise sair dos trilhos por conta disso. Não se esqueça que você conseguirá acalentar o coração de sua mãe e manter o equilíbrio de suas finanças.

Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer

1 de abril de 2021/

A COVID-19 está nos fazendo passar por um momento desafiador e sem prazo de término. A pandemia nos proporcionou mudanças em nossas vidas e uma delas foi na Área Financeira.

A busca pela Educação Financeira vem crescendo, justamente pelo que foi informado acima. E as perguntas que mais recebemos sobre este assunto são as seguintes: o que é Educação Financeira? Pra que serve?

O que é Educação Financeira?

Educação Financeira é um processo no qual nós recebemos informações e aprendemos especificamente sobre finanças. Passamos a compreender melhor a nossa relação com o dinheiro.

Pra que serve a Educação Financeira?

À medida que entendemos sobre este tema, passamos a ter mais consciência sobre o uso do dinheiro e avaliamos melhor o andamento de nosso orçamento. Passamos a ter clareza sobre nossas receitas, nossos gastos, nossos investimentos, a importância de poupar, além de ver melhor as nossas metas, principalmente as de longo prazo.

Será apresentado um caminho para que você passe a fazer as melhores escolhas, supra suas necessidades e consiga aproveitar as oportunidades que surgem em sua vida e, com a sua vida financeira planejada e equilibrada, o segundo passo é realizar os seus sonhos.

Enfim, a Educação Financeira proporciona a você uma qualidade de vida melhor através das Finanças.

E para incentivar você a buscar mais sobre este assunto tão importante, vamos compartilhar 3 dicas. Leia com atenção, pois será fundamental para que consiga proporcionar uma melhora na sua qualidade de vida e daqueles que o (a) cerca:

Fale sobre Dinheiro: Apesar de ser uma área que vem crescendo muito, infelizmente, ainda tratam Finanças como um tema “tabu” e isso é nocivo, pois quando tratamos um assunto como algo distante ou ruim, nos impedimos de aprender e buscar conhecimento.  

É essencial falar sobre dinheiro. Portanto, converse com outras pessoas sobre o assunto. Torne-o um tema próximo da sua realidade de vida e daqueles que convivem com você.

Estude sobre o Assunto: sem buscar conhecimento não conseguirá aprender. A oferta de informações é vasta, diversa e pode escolher os meios que melhor se adaptar: eventos, cursos, artigos, livros, vídeos que ensinam sobre finanças, sem falar nas mentorias.

Não temos mais desculpas para não pesquisar e estudar sobre finanças. Definitivamente NÃO!!!

Ponha em prática o que aprender: não adiantará NADA pesquisar, ler, assistir a uma infinidade de cursos, palestras, vídeos se não colocar todo o conhecimento que adquirir na prática. Você não vai ter o resultado de que precisa. Sem executar, não haverá crescimento, não haverá resultado.

Através da Educação Financeira, você poderá controlar seu Dinheiro, poupar e investir em seu futuro e realizar seus sonhos. Portanto, comece a investir em seu dinheiro JÁ, AGORA. Não deixe para amanhã, porque poderá ser muito tarde.

Autoria: Aimée Rissi – Personal Organizer

25 de fevereiro de 2021/

Uma das perguntas que sempre recebemos é a seguinte: como faço para economizar nas minhas contas? Bom, para você conseguir economizar em suas contas você poderá fazer de várias formas. Existem incontáveis dicas para isso, mas já começamos dizendo o principal: AGIR!! Para conseguir economizar com qualquer despesa sua, você precisará tomar uma atitude!

Não adianta ler este artigo e não colocar em prática. Então, continuamos sugerindo o seguinte: anote em algum lugar (celular, computador, caderno rascunho...) mais prático para você as dicas que forem mais interessantes para você começar a fazer AGORA. JÁ!!! E começar a economizar o quanto antes.

Um outro ponto interessante para você prestar atenção é que o valor da economia apenas não é o mais importante. É essencial saber o que você fará com o dinheiro que vai poupar. Porque, caso não tenha um destino certo com este dinheiro que vai sobrar, você acabará gastando com algo que não perceba e apenas trocará uma despesa por outra. Assim, não sobrará dinheiro para você gastar com o que realmente é importante para você e sua família.

Por exemplo: Vou economizar R$ 20,00 por mês com a troca do meu plano de celular. Então se eu economizar este valor todo mês a partir de março, em dezembro deste ano “sobrará” R$ 200,00 e com este dinheiro poderei comprar o presente de Natal da minha filha.

Dito isto, vamos a mais dicas? Preparadas (os)?

Dica 1: Planeje a sua semana – Isso mesmo!!! Com esta dica, quanto mais planejada for a sua semana, mais poderá economizar por exemplo com combustível e estacionamento. Você pode concentrar tarefas que precisa resolver em uma localidade. Como? Com esta pandemia, trabalho em regime de home office. Sendo assim, concentro as tarefas de compras (farmácia, mercado, hortifruti) para o fim de semana. Isso ajuda a economizar com combustível (usamos o carro aos fins de semana) e com estacionamento (pagamos apenas 1 único lugar em 1único período de tempo).

Dica 2: Cuidado com as Assinaturas – com o isolamento social que ainda estamos passando, ficamos muito tempo dentro de casa confinadas (os) e acabamos consumindo produtos que nos foram úteis por um período. E com o retorno de várias atividades e com tantas pessoas que já voltaram ao trabalho presencial, muitos serviços deixaram de ser usados por nós. Por isso, confira com cuidado TODOS os serviços que contratou e não têm usado por pelo menos 6 meses. Assinaturas de jornais, revistas, TV, serviços de streaming, aplicativos que você paga a anuidade etc. Analise 1 por 1 e não tenha pena de cancelar de FATO não lhe será mais útil. Você poderá economizar muito mais do que imagina.

Dica 3: Faça Lista de compras – monte-a sempre que for à feira, ao hortifruti, ao supermercado e à farmácia (Sim! A farmácia está tão ou mais tentadora que o supermercado!) com antecedência. E claro, seja fiel às listas que fizer. Evite ao máximo comprar o que não está lá. Sem falar que a economia é enorme quando você deixa de comprar por impulso.

Dica 4: Cuide da Organização – a organização ajuda e muito a economizar. Já pensou em organizar sua despensa, por exemplo, e descobrir que lá há diversos produtos vencidos ou que comprou vários produtos desnecessários? Já pensou no quanto você poderá ter desperdiçado com estes produtos?

Gostou destas dicas? Esperamos que sim e que esteja animada para começar já! Não é nada fácil fazer algo que não esteja tão acostumada (o) a fazer. Mas valerá à pena cada centavo poupado.

Autoria – Aimée Rissi Organizer

12 de fevereiro de 2021/

Iniciamos 2021, e após meses vivenciando uma pandemia e confinados em nossos lares devido a necessidade do isolamento social, é bem provável que muitas empresas, escolas, universidades e profissionais liberais sigam com a modalidade do trabalho e estudos a distância enquanto aguardamos a normalidade. Conhecido também como home office esse formato se popularizou e em muitos casos poderá se tornar irreversível.

Pelo fato de estarmos em casa, muitas vezes esquecemos de alguns cuidados básicos que devemos ter para evitar possíveis lesões ou incômodos, afinal, a ideia de trabalhar no sofá da sala é tentadora, mas pode causar mais do que uma dorzinha nas costas.

Listamos a seguir algumas dicas de boas práticas de ergonomia no home office e os problemas que podem surgir com a falta de atenção e cuidados.

Seja exigente com a escolha do seu espaço de trabalho

Sabemos que são poucos aqueles que têm um escritório próprio para passar horas trabalhando ou estudando em casa e ter os devidos cuidados com a postura. No geral, as pessoas adaptaram escritórios domésticos utilizando mesas de jantar ou pequenas mesinhas. Muitas, ainda, acabam trabalhando na cama ou sentados no sofá.

Ainda assim, procure espaços bem arejados e com boa iluminação, evitando reflexos de janelas e outras fontes de luz que possam atrapalhar sua visão.

Providencie também uma mesa onde possa apoiar seu computador e o que mais vai precisar, como o celular, documentos e outros e, claro, uma cadeira (não vai ter o mesmo conforto daquela cadeira do seu escritório, mas experimente colocar uma almofada no assento para aliviar um pouco).

 Faça adaptações no ambiente de trabalho em casa

Todos estamos sujeitos a termos danos decorrentes dos longos períodos que permanecemos em uma única postura seja em casa ou no escritório – por mais em boa forma que estivermos. Quem nunca ficou muito tempo assistindo um programa de televisão e, ao mudar de posição ou se levantar, sentiu formigamento nas pernas ou o pescoço enrijecido?

É possível fazer adaptações para tornar seu dia a dia no home office mais confortável sem investir muito dinheiro com móveis de escritório. Existem várias opções de acessórios simples como suportes para notebook, adaptadores de altura para monitor e apoios para os pés são fáceis de encontrar, melhoram a postura e têm ótimo custo x benefício para o seu bem estar.

Procure manter uma boa postura

Muitas vezes estarmos com a postura incorreta, ocorre de maneira inconsciente. Aliás, enquanto lê esse texto, você provavelmente deve estar com as pernas cruzadas, sentado no sofá e curvando o pescoço para olhar a tela.

Destacamos aqui algumas das inúmeras orientações e dicas para você manter uma boa postura enquanto trabalha ou estuda, confira:

•          O ideal e recomendado é ter uma cadeira com ajuste de altura e braços de apoio lateral. Estando em casa, porém, se não for possível improvise e escolha uma cadeira com altura suficiente para que seus pés fiquem retos no chão e sem pressionar as coxas. Assim, eles sustentam o peso das pernas e ajudam a reduzir a pressão sobre as costas. Se precisar, use um apoio para os pés.

 •         Sua coluna deve ficar ereta e apoiada no encosto da cadeira. A falta de apoio pode causar dores no pescoço e costas e até mesmo promover aquela “barriguinha”.

 •         Sempre apoie os antebraços na mesa.

 •         Relaxe os ombros. Isso evitará dores e o tensionamento dos músculos.

 •         Não sente com as pernas cruzadas. Apesar de ser confortável, prejudica os quadris, pode causar dor no nervo ciático e ainda afetar a circulação de sangue nas pernas, aumentado a chance de desenvolver varizes. 

 •         Não sente sobre uma das pernas. Não só aumenta a chance de desenvolver varizes, mas por essa posição sobrecarregar joelhos, quadris e a coluna, pode também aumentar o desgaste das articulações e, eventualmente, gerar inflamações.

•          Procure alongar-se com frequência e faça pausas regulares no decorrer do dia.

Caso ainda não saiba, nosso corpo e mente não foram feitos para ficar parado e necessitam de estímulos diários para trabalhar normalmente.

Autoria: Miryam Tolotto – Comitê de Educação e Comunicação

21 de janeiro de 2021/

Olá! 2021 chegou! Animada (o) para começar um Novo Ano cheio de esperança de dias melhores?

O ano de 2020 findou nos trazendo muitas marcas e aprendizados. E cremos que neste ano colheremos os frutos de tudo que aprendemos neste ano que passou.

As Finanças foram uma das Áreas da nossa vida muito discutidas e buscadas durante a pandemia da COVID-19. Quem estava preparado, com reservas financeiras em caso de alguma situação de emergência, conseguiu passar com um pouco mais de tranquilidade do que as pessoas que não tinham poupado e investido.

E hoje, como parte do conhecimento que adquirimos, compartilharemos com vocês algumas Dicas para que possa ter um ano mais Organizado Financeiramente. Vamos lá?

Reserve um horário e um local mais apropriado para fazer as suas contas: Para que o cuidado das suas Finanças se torne um novo hábito em 2021, é essencial que você escolha um horário mais interessante para fazer suas contas e o local que se adapte melhor. Pode ser em um caderno, planner financeiro, aplicativo ou planilha. O que importa é que persista até que você se acostume a fazer.

Anote todas as suas receitas e as suas despesas: Antes de planejar, é importantíssimo que você saiba exatamente quais os reais valores que você recebe e o quanto gasta. Sem ter esta noção, você não conseguirá poupar para fazer a sua Reserva Financeira nem para o seu futuro.

Analise quais despesas deverá cortar, economizar e manter: Depois que fizer as suas contas e souber exatamente quais são as despesas que tem (como: aluguel luz, água, condomínio, escola dos filhos, alimentação, presentes, academia), defina quais delas você manterá, cortará ou deverá negociar seus valores.

Faça um “Calendário Financeiro”: Pare alguns minutos, não muitos, e comece a listar as datas de aniversários dos amigos e entes que você sempre presenteia. E claro, não se esqueça de inserir neste calendário outras datas comemorativas tais como: Carnaval (geralmente viajamos), Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Aniversário de Namoro, de Casamento, Dia das Crianças, Dia da Avó, Dia do Amigo, Natal. Não se esqueça daquelas despesas que são feitas pontualmente ao ano, como o IPTU, IPVA, Taxa de incêndio, material escolar, renovação de matrícula etc. Geralmente, a gente lembra destas despesas somente quando já estão chegando e acabamos nos endividando por não planejar estas despesas que acabam nos surpreendendo.

Reserve uma parte do seu Orçamento para a realização dos seus Sonhos e do seu Futuro: Depois que conseguir cortar e economizar suas despesas, estipule um valor mensal para começar a investir e fazer este dinheiro trabalhar para você. Não precisa começar com valores exorbitantes. Apenas comece, com o valor que conseguir. Quanto antes começar e fazer disso um hábito, melhor.

Planeje seus sonhos e crie suas metas: Seja claro e específico com suas metas. Quanto mais específica, melhor. Sem você transformar seus sonhos em metas, a realização ficará mais distante. Saiba exatamente qual é a meta, trace o tempo que será realizada, quanto custará e coloque a importância desta meta. Com isso formado, será mais estimulante fazer as usas contas, pois você terá um porquê, uma motivação. Um outro detalhe: não faça uma lista “interminável” de metas, com 15, 20. Tenha uma quantidade que seja razoável para realiza-las.

Comemore SEMPRE que realizar suas Metas: Não deixe de comemorar cada conquista que você se propor a fazer. Não importa o tamanho desta meta alcançada. O que importa é não deixar passar em branco. Use a criatividade para fazer isso. Vale uma mensagem, um bombom, um passeio, um presente, etc. Vale comemorar!

Tenha disciplina e persistência até se tornar um hábito ainda em 2021: O passo a passo é simples, mas não é fácil mudar de hábito. Então ACREDITE que é um processo importante na sua vida e que trará resultados.

Temos um ano inteiro pela frente para realizar. Entretanto, a Hora de Planejar suas Finanças em 2021 é AGORA!

Autoria: Aimée Rissi Personal Organizer

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