ANPOP Brasil

O que podemos esperar para o mercado da organização profissional?

É muito comum que quando as pessoas ouçam falar sobre o mercado da organização, pensem instintivamente em organização de residências, mais especificamente, do guarda roupas.

Para muitos, organização pode parecer sinônimo de dobras de roupa bem feitas, mas nós, as organizadoras profissionais, sabemos que organização é algo muito mais abrangente, que vai além das roupas e além das dobras.

O mercado da organização vai muito além, já que organizar abrange tudo o que fazemos e as coisas que temos.

Organizar é encontrar soluções para simplificar a vida e trazer mais funcionalidade para ela.

Sendo assim, em um momento histórico de tantas mudanças na forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam, era de se esperar que os conceitos e técnicas de organização acompanhassem o ritmo e encontrasse maneiras de atender as demandas que vão surgindo.

PASSADO

A ideia de organização profissional surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, com um grupo de amigas empreendedoras que se uniram para fundar a National Association Productivity & Organizing, a NAPO, marcando o início da prestação profissional de serviços de organização.

No Brasil, a atividade de organização profissional começou mais tarde, nos anos 2000, crescendo ao longo do tempo até que em 2013, a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (nossa querida ANPOP) foi estabelecida.

Foi assim que os conceitos e técnicas de organização foram reunidos para dar origem a uma capacitação profissional. Mas esses marcos na história da nossa profissão não foram o ponto final, mas sim o início de uma jornada.

Antes, a organização era focada em métodos manuais e sistemas físicos, já que essa era a realidade das pessoas. Com o passar do tempo e surgimento da internet, nossa área de atuação começou a abranger também o mundo digital.

PRESENTE

Hoje, o mercado da organização vai além da organização de residências. Profissionais atuam em diversos setores, incluindo treinamento de empregada doméstica, mudanças, quarto de bebê, documentos, home office, produtividade, vida digital, pós-reforma, pós luto, e muito mais.

A lista de atuação é grande e pode ser ainda maior quanto mais nos especializarmos em áreas específicas de atuação, dentro de setores maiores. 

Além disso, logo após a pandemia de covid-19, muitas empresas adotaram o estilo de trabalho remoto, seja total ou parcial, de forma híbrida, o que trouxe novos desafios de organização tanto dos ambientes quanto da rotina, já que agora casa e trabalho se misturam em um mesmo ambiente para muitas pessoas.

Também é interessante observar que muitas profissões surgiram com o crescimento das redes sociais e muitas empresas agora também têm uma presença online, o que, como cada detalhe da vida, exige organização, tanto da rotina, quanto dos processos de trabalho.

FUTURO

Todas essas mudanças refletem novas linhas de pensamento que estão causando impacto significativo na forma de viver das pessoas, fazendo surgir, com isso, novas formas de se organizar. 

Dois exemplos disso são o surgimento de movimentos como a semana de 4 dias, que propõe a diminuição da carga horária de trabalho semanal e a organização humanizada, o trabalho da pessoa que vos escreve, que combinou conceitos do estilo de vida minimalista com a organização e a produtividade para propor uma organização que começa na nossa forma de pensar e pretende integrar cada aspecto da vida com o objetivo de trazer mais leveza e diminuir a sobrecarga mental daqueles que assumem sozinhos muitas tarefas.

Nosso trabalho vai além da técnica e da aplicação dela: ele também abrange um movimento de conscientização sobre a relevância que o ato de se organizar bem possui, para enfrentar a sobrecarga de informações e o ritmo acelerado da vida moderna. Seja na organização de espaços físicos ou na gestão do tempo, se organizar bem é algo essencial para aqueles que buscam simplicidade em meio à complexidade.

Com tantas mudanças acontecendo, o que mais nos espera? O importante é estarmos atentos às novas demandas do mercado para adaptar nossa técnica e experiência como profissionais para ajudar as pessoas a encontrar funcionalidade, praticidade e eficiência em cada aspecto de suas vidas através da nossa tão amada organização.

MILA BUENO

PERSONAL ORGANIZER

ASSOCIADA ANPOP

Redaçāo Anpop Brasil