ANPOP Brasil

O conceito do Networking surgiu pela primeira vez nos anos 90, contudo a ação de networking já acontecia bem antes disso.

Networking, na interpretação do Inglês para o Português, e no contexto dos negócios, significa “criar uma rede de contatos”.

Para se construir um bom networking é necessário estar aberto a conhecer novas pessoas e demonstrar interesse genuíno por suas histórias e experiências pois o  networking não é apenas sobre você, mas também sobre estabelecer conexões verdadeiras.

Uma forma de se construir um bom networking é participar de eventos, encontros, feiras e conferências dentro sua área de atuação. Desta forma, além do indivíduo ficar atualizado com as novidades e se manter a par das principais demandas e tendências do setor, estará próximo de seus pares, podendo trocar informações, estabelecer novas parcerias e dar vida a novas ideias.

Para ajudar a construir um networking forte do zero, ou fortalecer a rede de contatos já existente, tenha claro suas metas profissionais, fortaleça os contatos já existentes e escolha ao menos dois eventos ao ano para estar presente.

Para fazer networking em ambientes onde você nunca viu ninguém, esqueça a hierarquia, guarde o celular no bolso, mapeie o ambiente, aproveite o cantinho do café, faça perguntas que gerem conversas, ouça mais fale menos e inove nos assuntos.

O networking é importante para a carreira pois pode ajudar o indivíduo a se destacar no mercado, se aperfeiçoar e construir relações duráveis ao longo de sua vida profissional.

Os benefícios de se ter uma boa rede de contatos, são inúmeros, como por exemplo, o indivíduo ter acesso a novas informações, aumentar a troca de conhecimento, trocar experiências, gerar mais oportunidades de trabalho, orientação e apoio, além de ser visto e notado pela comunidade ao qual atua.

Boa sorte na construção e manutenção de sua rede de contatos, sucesso e até!

 

Por Cristiane Belfiore

 

Redaçāo Anpop Brasil